Outubro Rosa –

– Prevenção ao câncer de mama – Outubro Rosa

Atualmente existem 250 milhões de Mulheres fumantes no mundo. Mais da metade morrerá precocemente por serem tabagistas. As Mulheres fumantes perdem, pelo menos, 10 anos de suas expectativas de vida. Lastimável…

Mulheres fumantes apresentam um risco muito elevado de desenvolverem doenças respiratórias, menopausa precoce, osteoporose, dificuldade para engravidar, abortos mais frequentes, fraturas de quadril, cardiopatia isquêmica, varizes e tromboses, morte prematura e o aparecimento de câncer de mama.

Uma gravíssima e muito perigosa associação é o uso de anticoncepcional com o tabagismo.

Mesmo fumando um número menor de cigarros do que os homens, as Mulheres são mais suscetíveis para desenvolverem câncer. As Mulheres fumantes tem risco 7 vezes maior de morrer de câncer quando comparadas às não-fumantes.

As Mulheres dizem que fumam pela sensação de prazer e referem ainda que, ao pararem de fumar ficam mais sensíveis aos stress e ao ganho de peso. Com destaque para estes motivos além de vários outros, à indústria do tabaco juntamente com o marketing publicitário inescrupuloso e mal intencionado, direcionam suas propagandas para as Mulheres. Objetivando atingir crianças a partir do 14 anos de idade, oferecendo cigarros juntos a bala, bombons e chocolates com os mais diferentes sabores de frutas como atrativos. Por começarem a dependência da nicotina nesta faixa etária, o tabagismo é considerado uma doença pediátrica. As meninas são mais suscetíveis à esta estratégia.

Quanto ao câncer de mama, pesquisas em 20 países, referem uma forte dependência de mortes por câncer de mama e o uso do tabaco. Muitas destas Mulheres eram fumantes passivas, relacionando-se, portanto o tabagismo com o ambiente familiar e/ou social e/ou de trabalho.

Mama é afeto é alimento é abraço é aconchego é segurança é relação é vida… não tem lugar pra câncer! Cai fora daí…