UCPel Mais Saudável entrega camisetas no Lar da Criança

O Lar da Criança São Luiz Gonzaga, mantido pela Sociedade Pelotense de Assistência e Cultura (SPAC), recebeu diversas informações sobre a importância da realização do teste de acuidade visual, extensão do Projeto UCPel Mais Saudável. O médico e professor da Católica, Roni Quevedo, falou sobre a lei municipal inspirada em seu projeto, que propõe a aplicação de um teste simples. A prática permite detectar problemas de visão comuns em cerca de 20% das crianças em idade escolar. 
O encontro serviu para doar aos pequenos 15 camisetas estampadas com as tabelas do teste. A ação teve como principal objetivo informar a população sobre a necessidade de aplicação do teste, explica o professor. Outras escolas infantis do município também deverão receber a camiseta. 
Como primeira etapa de divulgação do projeto, foram distribuídas para escolas municipais e Unidades Básicas de Saúde (UBS) as tabelas. A segunda etapa pretende conscientizar sobre a importância do procedimento, com a distribuição de camisetas e outras ações de divulgação. 

Teste
O teste é muito simples, de baixíssimo custo e pode ser feito em cerca de dois minutos. Para aplicá-lo é preciso a utilização de uma tabela (escala que utiliza a letra E em diversas posições) e que deve ficar a cinco metros da criança. O local também deve ser tranquilo e bem iluminado.

foto da notícia